As exportações cresceram em flecha em Outubro
Pese as vozes de mau agoiro, as exportações cresceram muito bem em Outubro e as importações decresceram. O saldo positivo das contas externas consolida-se.
Os dados hoje revelados pelo INE mostram assim que em Outubro se acentuou a tendência de recuperação das exportações portuguesas, depois do arranque de ano menos positivo. Excluindo o mês de Agosto, as taxas de variações homólogas das exportações têm sido sempre positivas desde o mês de Junho.
Os dados do comércio internacional (que não incluem as exportações de serviços) mostram assim que a procura externa pode dar um novo impulso à economia portuguesa na parte final do ano. Até porque se as exportações estão a acelerar, as importações atenuaram o crescimento. As compras a países fora da União Europeia baixaram 13,4%, o que deverá reflectir já a descida dos preços do petróleo.
O INE dá conta que a impulsionar as exportações das empresas portuguesas estiveram a generalidade dos produtos, mas sobretudo "veículos e outro material de transporte, combustíveis minerais e produtos agrícolas".
Do lado das importações, o INE destaca também o crescimento das compras aos países da UE de "veículos e outro material de transporte".
Quem diria. Já exportamos produtos agrícolas.