Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

As escolas portuguesas ainda não fizeram a transição para o sec XXI

As escolas portuguesas ainda não fizeram a transição do século XX para o século XXI, porque os professores ainda não perceberam que hoje o que se ensina não dura para a vida. Os sindicatos são profundamente conservadores e não querem largar mão da centralização nos burocratas de 5 de Outubro. Para cúmulo convenceram o pobre rapaz que mandaram vir de Cambridge a ser avaliado todos os meses. Para quem sempre lutou para que professores e escolas não fossem avaliados não está mal.

"Nos sistemas tradicionais mais burocráticos, os professores são frequentemente deixados sozinhos nas salas de aula e é-lhes dito tudo o que têm de ensinar. Já as escolas com melhores desempenhos estabelecem metas ambiciosas, são claras acerca do que os estudantes devem ser capazes de fazer, mas dão aos docentes a autonomia para definir que conteúdos e que tipo de ensino precisam de dar aos seus alunos. Muitas vezes alunos diferentes são ensinados da mesma forma. Mas as melhores escolas aceitam a diversidade, usando práticas pedagógicas diferenciadas. No passado o ensino era centrado no currículo; no futuro, será centrado no aluno."

Com um sindicalista que não dá aulas há dezenas de anos e que co-governa a Educação há mais de vinte anos como pode o ensino evoluir ?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.