Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

As desigualdades ameaçam os capitalistas

Os CEO andam preocupados. A violência que atinge neste tempo certos sectores da sociedade pode vir atingir com igual violência os milionários. Nos USA começa-se a redefinir o papel da empresa na sociedade. Esta deixaria de ter por fim apenas ou principalmente a maximização do lucro acionista, para passar a atender em primeira linha aos interesses de clientes, empregados, fornecedores e comunidades. Só depois viria o lucro acionista e, aliás, "de longo prazo". É o "stakeholder capitalism", o capitalismo de todas as partes interessadas. 

Já em 2014, a insuspeita Lady Lynn Rotschild tinha convencido Christine Lagarde e o príncipe de Gales, entre outros, a constituírem o que veio a designar-se por "The Coalition for Inclusive Capitalism". "Se não adotarmos esta solução (capitalismo inclusivo), bem podemos contar com a substituição do capitalismo por algo muito pior", escreveu então Lady Rotschild.

O que os CEO da Business Roundtable detetaram foi uma ameaça sistémica que pode vir a atingi-los com a mesma violência que assume hoje a raiva contra os imigrantes ou a globalização. Não parece muito provável que estes beneficiários primeiros da ordem neoliberal se tenham convertido subitamente em apóstolos desta espécie de capitalismo de rosto humano defendido pela sua associação. Mas os tempos não estão para hesitações. Eles melhor do que nós entendem a crise de legitimidade ética e social que as políticas e as práticas do capitalismo contemporâneo engendraram. Se os CEO deste mundo, em vez de alinharem a sua missão exclusivamente pelo interesse dos acionistas, passarem a ter em conta também os interesses dos restantes cidadãos e das comunidades, isso será uma enorme derrota para a semicentenária cartilha neoliberal.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Luis Moreira 06.01.2020 11:42

    Sabes bem que eu sou um reformista e acredito que se pode reformar o capitalismo sem lançar as pessoas na miséria e numa sociedade na miséria. Há muitos exemplos
  • Imagem de perfil

    António Filipe 06.01.2020 12:24

    Eu sei lá o que tu és.
    Às vezes dizes uma coisa, outras vezes dizes outra. Depende se o governo é da tua cor política ou não.
    O capitalismo é um sistema que visa, acima de tudo, o lucro. Pouco ou nada se interessa pelas pessoas. Obtêm o lucro à custa da exploração do povo.
    Os exemplos que pode haver em que as pessoas ainda vivem razoavelmente é porque as pessoas que são contra esse sistema lutam pelos direitos do povo, através de sindicatos e outras organizações que fazem frente ao capitalismo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.