Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Arrefecimento da economia afasta-nos da média da União Europeia

Já havia sinais que agora se confirmam. Na economia quando alguma coisa pode correr mal corre mesmo e em Portugal no bom tempo não se tomaram as medidas que se impunham. Já estamos a divergir dos outros países.

"Temos estado a registar um arrefecimento da economia e a afastarmo-nos da média do crescimento da União Europeia, o que é preocupante e perigoso", considera o economista João Duque. O responsável sublinha o pior desempenho das exportações nos primeiros três meses do ano e recorda que, em abril, a procura turística no Algarve também caiu. A economia portuguesa está associada à procura externa, "não temos mercado interno para a sustentar", logo qualquer travão do exterior é fator de preocupação.

E espera-se a qualquer momento o fim do Programa de Compra de Dívida do BCE o que já está a aumentar ass taxas de juro da dívida pública.

João Duque recorda que o país viveu um momento altamente favorável, com taxas de juro e preços do petróleo baixos e o turismo e as exportações a crescer. "Agora, está-se a inverter tudo ao mesmo tempo": o petróleo está a subir, as taxas de juro deverão encarecer e há sinais de abrandamento da procura externa, quer ao nível dos bens quer dos serviços.

1 comentário

Comentar post