Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Ao doente pouco lhe interessa a natureza pública, privada ou social da instituição que o trata

Médico e cirurgião com longa experiência deixa-nos aqui a sua reflexão :

As instituições de saúde são estruturas indispensáveis ao apoio e desenvolvimento da prática clínica e assistencial. Constituem, assim, um meio e não um fim.

Neste contexto, tendo em conta o esgotamento e a exaustão do velho paradigma em que assenta e sobrevive o SNS, há que ter coragem para mudar. Insisto, assim, na ideia de que todas as instituições de saúde - públicas, sociais e privadas - se deviam reger por uma lógica de complementaridade funcional, sem qualquer tipo de discriminação, designadamente a financeira.

Com efeito, quem padece de uma doença, pouco lhe interessa a natureza pública, social ou privada da instituição que o vai tratar, desde que seja respeitado, bem aconselhado e resolvido o seu problema, com segurança e em tempo útil. Já no que se refere ao profissional, é importante sentir e garantir uma adequada relação de confiança, que só a livre escolha poderá proporcionar.

Ao permitir uma mais ampla liberdade e mobilidade dos profissionais, designadamente dos médicos, no exercício da sua actividade clínica em todas as instituições - públicas, sociais e privadas - além de promover uma melhor resposta com os limitados recursos humanos de que dispomos estaríamos, simultaneamente, a respeitar a relação de confiança com os seus doentes e a promover um escrutínio permanente dos resultados operacionais, premiando a qualidade e o mérito profissional.

1 comentário

Comentar post