Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Análise ao lance do golo do Moreirense – Sporting

Desde ontem que se comenta este lance do Moreirense – Sporting com alguma leviandade, em especial os comentadores profissionais deveriam fazer uma análise mais cuidada antes de emitirem opiniões tão conclusivas. É sem dúvida um lance que deixa muitas dúvidas face à má colocação da câmara.

 

Com a frame do momento do passe, colocada pelo site do Record a partir das imagens da SportTV, representei as linhas retas dos limites do corte da relva (verde claro / verde escuro). A interceção destas retas dá-nos o Ponto de Fuga (imagem a seguir).

 

Para se verificar se o Slimani está ou não em fora-de-jogo, deve traçar-se uma reta desde o Ponto de Fuga e fazendo-a passar pelo exato local da bola. Como é possível verificar, esta reta passa um pouco à frente do Slimani, concluindo-se assim, que não está em fora-de-jogo.

Moreirense-Sporting-Golo.png

(2016.04.18 22:40) Face aos comentários efetuados a este post resolvi melhorar o modelo que construí com base numa imagem do lance e nos princípios da perspetiva. Como a 2ª linha que utilizei para determinar a posição do ponto-de-fuga baseia-se no limite do corte da relva, o qual não é muito evidente, passei a utilizar agora a linha de fundo (que é paralela à linha do fora-de-jogo) e mantive a 1ª linha que coincide com a linha da pequena área. Desta forma o ponto-de-fuga está calculado com muito mais precisão.

 

Também tive em conta a inclinação do corpo do Slimani, tendo traçado a perpendicular desde o chão e da linha do fora-de-jogo, tendo-se assim a perceção que o ombro mais à frente do Slimani não ultrapassa a linha do fora-de-jogo.

Moreirense - Sporting Análise Fora-de-jogov2.png

 

 

7 comentários

Comentar post