Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Ana Gomes quer o aproveitamento do aeroporto de Beja

Até por razões sentimentais - o meu pai foi o mestre de obras por parte do estado - gostaria de ver um estudo honesto sobre o aproveitamento do aeroporto de Beja.

Não pode ser aproveitado considerando estar situado no centro de uma área de produção e exportação de produtos para o centro da Europa , em vez das dezenas de camions que todos os dias percorrem as estradas do velho continente ?

A proximidade com o porto de Sines e com as praias e condomínios de luxo da costa atlântica Alentejana ?

Ainda por cima agora que, à conta da pandemia e desta crise na aviação, se concluiu que é absurdo ir-se investir no Montijo, com as implicações ambientais que este projecto tem", disse Ana Gomes.
Para a candidata a Belém, este é o momento "de se repensar e pensar na utilização do aeroporto de Beja", considerando que esta infra-estrutura tem "capacidade" para ser "um aeroporto estruturante para o centro e sul do país".
Para tal, acrescentou, é necessário que o mesmo seja servido por uma via ferroviária "de alta velocidade", dando o exemplo de Tóquio (Japão), "onde o aeroporto fica a quatro horas de distância por estrada, mas que de comboio se faz por muito menos tempo".
Ana Gomes vincou ainda que também o Porto de Sines, outro dos pilares do "triângulo estratégico" para o desenvolvimento do Alqueva, "é uma infra-estrutura crítica da maior importância para a Europa", advogando que este "não pode ser gerido com uma perspectiva tacanha e limitada".