Alugar com rendas congeladas não chega para pagar o IMI
Para não falar nas obras necessárias para manter os imóveis em condições de segurança. Os senhorios vão passar a fazer parte do sistema social, praticando rendas baixas. Em contrapartida podem ter benefícios ao nível fiscal. Mas até o sol e a vista já pagam imposto.
O governo anterior fez aprovar uma lei que estabelece um subsídio do estado para cobrir a diferença entre a renda real e o rendimento do inquilino. O estado cumpria a sua função social, o inquilino continuava na sua casa e os senhorios obtinham a renda suficiente para pagar o investimento e assegurar a reabilitação do imóvel. Parece uma lei justa mas este governo não gosta de proprietários. Os partidos que o apoiam, ideologicamente, não gostam de quem poupa para investir. Como se apressaram a reverter o IRC, o imposto sobre as empresas. Ideologicamente, também não gostam de quem investe em postos de trabalho.
O investimento fugiu, a economia afunda, mas está perto o momento em que o governo terá que escolher entre os seus apoios e a doutrina económica que o PS defende. Livre iniciativa e economia social de mercado