Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Alguém que perceba de combate a fogos tem que nos vir ajudar

A frase dita por alguém que estava no terreno diz tudo. E lembra-nos que dois meses antes da estação dos fogos o governo mudou os boys na direcção e coordenação . Há culpados.

António Costa, tem um pesadelo às costas chamado SIRESP e agora tem outro chanado Alijó. É que no incêndio de Alijó não foram eucaliptos que arderam, foram árvores frondosas, valiosas com dezenas de anos. À sua sombra medrava um tapete verde de musgo e cogumelos ( António Carvalho - Público).

Não vai ser simples o primeiro ministro e os seus ministros alijar a responsabilidade como estão a fazer com Pedrógão.

Hoje não há dúvidas de que era possível ter-se feito muito mais, muito melhor. Até Marcelo já admitiu, em declarações à SIC, que o Estado falhou. As fragilidades ficaram à vista.

Costa, que sabe o que fez quando era Ministro da Administração Interna, também sabe que a melhor defesa é o ataque: “Numa zona de grande densidade florestal, onde há elevado risco de incêndio, o sistema de comunicações de uma determinada companhia, que não vou dizer o nome para não me criticarem, assentar em cabos aéreos, e nessa rede circular não só a comunicação normal como a de emergência, expõe obviamente essa rede a uma fragilidade inadmissível”, disse. Não há como discordar. Infelizmente, esta evidência não ocorreu ao ministro que em 2006 adjudicou uma rede de comunicações de emergência a um consórcio que era servido por esta “companhia” que em zonas de “grande densidade florestal” estava dependente de “cabos aéreos”...