A TAP procura um parceiro privado
A TAP de bandeira tem os dias contados há muito. Não tem dinheiro, não tem rotas e agora não tem passageiros.
Analisados, agora, os números que foram recentemente publicados pela ANAC, não há dúvidas de que o casamento colapsou. A TAP vê a sua quota de mercado reduzir drasticamente nos principais aeroportos nacionais. No Porto, só um em cada 20 passageiros é que opta por voar na companhia de bandeira nacional, no aeroporto de Faro nem sequer é uma das dez principais companhias a operar e em Lisboa perdeu mais de 50% de quota de mercado.
A companhia aérea portuguesa quer apresentar à Comissão Europeia um plano de reestruturação que já inclua o cenário de um novo parceiro. A informação foi avançada esta sexta-feira, 4 de setembro, pelo Público, que adiantou que, para cumprir este objetivo, a TAP vai contar com a ajuda de um banco de investimento, que deverá estar escolhido nas próximas semanas.
Entretanto suga dinheiro como as turbinas dos motores sugam passarinhos.