Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A quem é que os holandeses venderão tulipas ?

Nesta crise ninguém tem culpas ( talvez os chineses tenham alguma), é um inimigo externo e a União Europeia tem que reunir fileiras. Todos os países sofrerão embora uns mais que outros. Os fracos, os que não fazem o que a boa governação manda fazer serão os que sofrerão mais. Como é habitual nós somos dos impreparados.

Durante quatro anos António Costa andou a aumentar impostos indirectos para aumentar rendimentos (poucochinho) não cuidando de enfrentar os problemas do país que persistem há décadas. Mais do que governar tratou de ganhar tempo mas, como diz a regra da gestão " se alguma coisa pode correr mal, corre mesmo, mais tarde ou mais cedo". E Costa foi apanhado com as calças na mão.

Um parceiro que não reduz a dívida e não acelera o crescimento económico não é flor que se cheire . E as contas externas estão cada vez mais deficitárias o que quer dizer que importamos mais do que exportamos. Foi sempre por aqui que começaram os afundanços .

Quem nos empresta dinheiro não é tolo, sabe bem que se não controlar a disciplina financeira dos países do sul voltamos para as contas desequilibradas. Várias outras vozes criticaram a falta de medidas europeias mais eficazes, entre as quais a do ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, considerado um dos "pais" da UE, atualmente com 94 anos e há muito retirado da vida política.

"O clima que parece reinar entre os chefes de Estado e de Governo e a falta de solidariedade europeia representam um perigo mortal para a União Europeia", disse o ex-ministro da Economia francês, que presidiu à Comissão Europeia entre 1985 e 1995, numa rara declaração pública divulgada pelo instituto que fundou com o seu nome.

E com as contas desequilibradas a quem é que os Holandeses venderão tulipas ?

91932494_665787990851916_6041356772998905856_n.jpg