Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A procura interna é o caminho ideal para chamar a Troika

INE diz que a economia cresce graças à procura interna. O Forum para a Competitividade diz que as exportações é que são o motor da economia e que a procura interna é o caminho mas curto para trazer até nós o FMI/Troika.

Por mim desde que ouvi o Arménio Carlos desenrolar a sua teoria sobre o salário mínimo deixei de ter dúvidas se é que alguma vez as tive. A procura interna pode ter uma pequena influência na economia mas os países ( com uma população muito maior que a nossa logo, uma procura interna muito mais influente na economia) que têm uma economia mais robusta têm exportações que chegam a 50% do PIB. Ora nós andamos pelos 40% e é agora nestes últimos tempos porque já foi bem pior.

Ao expurgar a componente importada das diferentes componentes do produto, explica o gabinete de estudos, verifica-se que “a procura interna nem sequer contribui para metade do crescimento do PIB, que depende sobretudo do andamento das exportações”.

O documento do Forum revela um “total desacordo com a forma como o INE apresenta os dados do PIB” e considera que estes “dão uma imagem muito enganadora do que se está a passar”. Pior: “levam os decisores políticos a cometer erros muito graves”, alerta a nota de conjuntura, que desafia o INE “a rever a forma como apresenta estes dados, em linha aliás, com a forma como o Banco de Portugal os divulga”.

Nem sequer concordam com as análises dos dados eles que andaram todos na mesma escola. É a mentira à medida. 

2 comentários

Comentar post