A probabilidade de um segundo resgate é maior que zero
Foi o que disse o ex-primeiro ministro Alemão que nos visitou e falou na Assembleia da República. E mais disse que na União Europeia os comissários são criticados pelos países do norte porque mandam dinheiro para os países do sul e criticados pelos países do sul porque não fazem o suficiente.
Pensem como se estivessem na posição dos países do norte da Europa e o diálogo será mais fácil e mais produtivo. Não acreditem que uma nação de 10 milhões de pessoas possa viver condignamente só com o mercado interno.
Ainda no Parlamento, o comissário europeu deixou uma resposta aos que, em Portugal, defendem a saída do país do mercado único. “Vocês precisam de investimento em pesquisa e desenvolvimento. Se não querem o mercado único, acham realmente que os bens produzidos em Portugal, um país de 10 milhões de habitantes, podem sobreviver num mundo [globalizado]?”, questionou Günther Oettinger.
Na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, Oettinger lembrou aos deputados portugueses que, sem o programa de assistência subscrito pelo Governo Sócrates em 2011, “Portugal seria insolvente, já não seria capaz de pagar os salários dos seus funcionários, de [garantir] a manutenção das suas estradas e das suas escolas”.