A privatização da TAP recupera o aeroporto de Beja
Rentabilizar o aeroporto de Beja como centro logístico da carga do grupo, com sinergias com o porto de Sines. O objectivo é transformar aquela infra-estrutura num hub de carga do grupo ( TAP e Avianca) para a Europa.
Há aviões já disponíveis para substituir os velhos aviões da TAP .É a resposta à falta de aviões existente no mercado. Têm que ser encomendados aos fabricantes e há longas filas de espera. Para uma das propostas doze aviões estarão disponíveis dentro de dois meses e os restantes até ao fim do ano. Seis A330 ( longo curso) e seis A320 (médio curso).
Outra das propostas renova a frota da TAP com 53 aviões, sobretudo de longo curso, o que também alimenta a oferta comercial que não só reforça as ligações dentro do Brasil ( que são importantes porque depois alimentam os voos transatlânticos) como passa a ter mais voos de Lisboa para os Estados Unidos.
E, claro, injectar muito dinheiro na TAP ( 300 milhões) que mesmo assim não é suficiente para tirar a companhia da situação de falência técnica em que se encontra há muito. E renegociar a dívida de mil milhões à banca, prolongando os prazos pois são de curto prazo e exercem uma forte pressão sobre a tesouraria.
Uma vida nova para a TAP.
(PS: Expresso)