Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A moeda única europeia é irreversível

Super Mário, não manda dizer as coisas por ninguém . Hoje em Bruxelas, perante os deputados europeus, repetiu que fará tudo o que está ao seu alcance para relançar a economia e fazer crescer a inflação. Mesmo medidas não convencionais como a compra de activos incluindo dívida soberana.

A medida já tinha sido admitida durante a última reunião mensal sobre a política de juros, mas o facto de ter sido repetido hoje perante os deputados da União Europeia está a ter mais impacto nos mercados. Depois de Draghi ter clarificado que "medidas não convencionais" podem incluir a compra de dívida pública, os juros da dívida soberana caíram e as principais bolsas europeias inverteram para terreno positivo.

Aproveitando as baixas taxas de juro que as palavras do Presidente do BCE incutiram, o Tesouro Português volta aos mercados já na próxima semana depois de, na última semana, ter colocado 1,2 mil milhões a dez anos à mais baixa taxa de sempre.

Olhem que a dívida pública está a crescer como convém, o Tesouro está a garantir o pagamento  do serviço da dívida de 2015, que é uma pipa de massa, a taxas muito baixas