A liberdade de escolha na saúde
Ex-membro do segundo governo de Sócrates preside à Associação dos hospitais privados. De acordo com as informações partilhadas por esta associação, os hospitais privados em Portugal empregam mais de 17 mil pessoas e todos os anos realizam 6,8 milhões de consultas, 1,7 milhões de atendimentos urgentes e 260 mil cirurgias . E que representa perto de uma centena de unidades privadas de saúde, com um volume de negócios anual que ascende a 1.800 milhões de euros.
Em entrevista à Lusa, publicada este domingo, 16 de Outubro, o antigo governante defendeu que "se ao Estado incumbe dar acesso dos cidadãos à saúde, e se os privados conseguem provar que são mais eficientes do que outro tipo de entidades, então o que faz sentido é o próprio Estado garantir também o acesso dos cidadãos aos hospitais privados, independentemente do seu nível de rendimentos".
O que seria do SNS se não tivesse a ajuda dos hospitais privados ? E o serviço prestado aos doentes em prazo medicamente razoável e em termos de qualidade ? Os impostos que entregamos ao SNS voltam sempre aos doentes seja através dos hospitais públicos seja dos privados.