A escola pública tornou-se criminosa, indigna e estúpida
As famílias têm o direito de escolher a escola para os seus filhos. É a única forma de melhorar as escolas e de romper a situação actual. Boas escolas privadas cheias de alunos ricos. Boas escolas públicas cheias de alunos remediados. Más escolas públicas cheias de alunos pobres. E está assim há décadas. A escola deixou de ser um ascensor social. "Não tenho uma posição optimista face ao futuro das escolas públicas. Bem pelo contrário, temo que estejamos a assistir, a muito curto prazo, à sua decadência total”. "
Os culpados, segundo Maria Filomena Mónica, “são todos os ministros que se sucederam na pasta depois de 1974”, porque “foram eles, e não os professores, que não souberam enfrentar o problema da massificação da escola; foram eles, e não os professores, quem elaborou os programas; e foram eles, e não os professores, quem levou as classes médias a retirarem os filhos do ensino público”.
Uma escola centralizada no ministério e nos sindicatos que fazem dela um instrumento de luta política não pode ser outra coisa. Um desperdício de dinheiro público e um local onde se aprende mal .