Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A enorme dívida que Portugal passou a vida a ignorar

É uma enorme vulnerabilidade o nível de dívida que temos e que vai prejudicar imenso a capacidade de recuperação económica do país.

Portugal tem uma dívida de 117% do PIB e a média dos países da UE é de 86%. A folga do nosso país não é nenhuma e assim se percebe porque Costa anda a fazer dos holandeses o inimigo externo.

A culpa não é dos holandeses é do nível da dívida que passamos a vida a ignorar.

Portugal passou "a vida a ignorar" que tem um problema de dívida pública e esse problema vai dificultar o combate à crise económica decorrente da covid-19, alerta o economista. Apesar de a atual crise de saúde atingir todos os países de igual forma, quando for tempo de ajudar à recuperação económica, nem todos terão as mesmas condições para o fazer em virtude dos níveis de dívida pública que apresentam.

"Isso é verdade", mas "o único problema que temos foi ter passado a vida e ignorá-lo", lamenta Vítor Bento, lembrando que "há muito tempo, muita gente alertou para esse facto, que [esse nível de dívida] constituiria uma vulnerabilidade muito grande e que seria sentida em particular numa altura de uma crise imprevisível".

Ou seja, conclui o economista, "estamos a ser confrontados mais uma vez com a dura realidade face às escolhas que fizemos e que deixam um lastro pesado".

Bem podem António Costa e Mário Centeno vender a ideia que não haverá austeridade apesar do muito dinheiro que a União Europeia nos dará. A situação do país não ajuda em nada e iremos ficar novamente para trás.

 

4 comentários

Comentar post