A economia verde é uma imensa oportunidade de desenvolvimento e bem estar
Aplicar as melhores soluções na poupança da água com tecnologias já conhecidas somo seja a dessalinização da água do mar. Recuperar a água usada e usá-la na rega e lavagem. Recuperar a perda de água na distribuição.
Substituir o transporte individual por transporte público verde nas cidades e intensificar o transporte ferroviário. Substituir a energia baseada no carvão e hidrocarbonetos por energia do vento, das ondas e do sol.
Melhorar a agricultura e a floresta com espécies amigas dos terrenos e com menos necessidade de água. ( no sul do país a agricultura representa 70% do consumo de água).
A curto e médio prazo os três sectores descritos representam uma enorme oportunidade de criação de emprego e o combate eficaz à desertificação que avança.
O espaço da União Europeia com a sua dimensão, interconexão, capacidade tecnológica e capacidade financeira ( o orçamento do green deal europeu aponta para 300 mil milhões de euros) está na liderança do processo. E a economia circular toma forma e volume.
O maior problema global são a pobreza em muitos países e o desenvolvimento da China e da Índia assente nas velhas tecnologias e na mão de obra escrava.
Mas não há tempo para esperar. Milhões de pessoas saem da pobreza todos os anos e a pressão sobre a natureza acentua-se.