Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A economia chinesa está a laborar entre 40% a 50%

E, claro, os problemas vão chegar à Europa. O sector automóvel, muito dependente dos componentes chineses, já está a travar.

Há cerca de 40 milhões de chineses isolados nas suas próprias casas sem poderem sair para a rua e consequentemente para os empregos. E, como dizem os brasileiros, " o bicho pega" .

Este mundo global é assim, cada vez dependemos mais uns dos outros. É, mau, porque um simples vírus percorre milhares de kms em poucas horas, é bom, porque os cidadãos percebem mais depressa que quando o barco afundar vamos todos ao fundo.

E, não, não há outro mundo, nem há jeito de deitar fora porque mesmo o "fora" é cá dentro.

A economia vai sofrer e o crescimento do PIB em queda para 2020 e 2021( 1,7%) poderá recuar mais com consequências para os países que mais necessitam de crescer como é o nosso caso.

Nos últimos 20 anos, em média, Portugal cresceu 0,5% ao ano. É, por isso, que o governo depois de tantas promessas propôs aos sindicatos 0,3% de aumento dos salários. Uma afronta.

"Tendo em conta o desfasamento temporal entre as perturbações no funcionamento das empresas chinesas e os seus efeitos nas empresas europeias e dado que a epidemia ainda não terá atingido o seu pico, assistiremos nas próximas semanas ao alastramento deste impacto, afetando mais empresas, em mais setores."

1 comentário

Comentar post