Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A economia a crescer

Exportações a crescer já não a dois dígitos ( a base de que se parte já é mais alta). O final do ano passado revelou uma dinâmica maior das exportações portuguesas de bens. O crescimento homólogo de 4,9% em Dezembro foi o terceiro maior do ano, depois de Outubro ter sido o melhor mês de 2014 (9,2%). No entanto, não evitaram que, para o total do ano, as vendas ao exterior tenham registado uma variação de apenas 1,9%.

exp.jpg

Bruxelas antecipa notícias  mais optimistas para a economia portuguesa em 2015, com uma previsão de crescimento de 1,6%. Mas a sua estimativa de défice orçamental para este ano continua muito afastada daquela que o governo prevê.

A Comissão Europeia reviu as suas estimativas para a Zona Euro, melhorando as previsões para a taxa de desemprego, mas revendo em forte baixa as estimativas para a inflação. "Os dados estão num nível consistente com um crescimento de 0,3% do PIB no primeiro trimestre,(2015) e o programa de alívio quantitativo do BCE deverá conduzir a um crescimento ainda mais forte nos próximos meses".

Por último e o mais importante :A taxa de criação de emprego "é mais um sinal do crescente optimismo entre os empregadores em relação a este ano"