Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A dívida não é o problema da Grécia

O peso do serviço da dívida em Portugal é bem mais pesado que na Grécia depois desta ter beneficiado do perdão parcial e do prolongamento nos prazos. O problema é não ter conseguido baixar o seu nível de taxas de juro que a 10 anos está em 10% enquanto que em Portugal anda nos 2,6%. Isto é, enquanto não conseguir ganhar a confiança dos mercados a Grécia não sai do problema.

Por outro lado a economia do país caiu 25% com o consequente desemprego que arrastou para a miséria milhares de famílias. Este problema não se resolve a curto prazo e os programas do BCE e do Plano Juncker de Investimentos chegaram com dois anos de atraso. O problema social não se resolve por decreto nem com um milagre.

Por outro lado o país já conseguiu por dois anos consecutivos saldos primários positivos e a economia está a crescer (o,6%). Tudo isto se pode perder se o bom senso não prevalecer. Muita coisa pode mudar para melhor mas não se vê como pode o Tyriza responder a estes magnos problemas que precisam de tempo e persistência. E dinheiro que a Grécia não tem.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.