Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A Democracia é o pior de todos os sistemas com excepção de todos os outros

Quando cai um ditador uma de dois coisas acontece. Ou há uma sociedade civil forte, organizada e esclarecida onde a democracia pode florescer ou há a tomada do poder por extremistas. Os ocidentais foram para o Iraque e para a Líbia apear ditadores esquecendo o "day after". Em vez da democracia apareceu a Irmandade muçulmana e voltaram todas as questões que há séculos mantêm aqueles povos em guerra. Nós em Portugal também tivemos a nossa dose em 74/75. Não faltaram as tentativas de impor outra ditadura.

Na falta da Ordem e da Lei impõe-se o mais forte, o melhor armado e o mais cruel. Todos são inimigos e nenhum é adversário. Usa-se a barbárie como intimidação e propaganda. Aparecem homens providenciais que se auto classificam de "escolhidos". Cada um ultrapassa o outro em crueldade na interpretação dos livros sagrados. O Profeta decepou inimigos, há que lhe seguir o caminho. Olho por olho, dente por dente.

A lição que todos os ocidentais podem retirar destes eventos ( não só muçulmanos) é que a democracia é o melhor que temos e que merece e exige o melhor de todos nós. Que a Liberdade, a igualdade e a fraternidade, direitos universais, decorrentes da natureza humana, não são passíveis de negociação. Nem de hesitações ou de omissões. Tudo o que se conhece dos vários modelos sociais mais reforça o carácter inalienável da democracia. O pior de todos com excepção de todos os outros.