Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A combinação do capitalismo com a Democracia

Em recente e muito interessante entrevista ao Expresso, Francis Fukuyama, está convicto  que a combinação do capitalismo e a democracia funciona. O capitalismo sozinho produz enorme desigualdade, poluição, formas variadas de injustiça e a parte democrática vem quando as pessoas que são prejudicadas por isso usam o seu poder politico para regularizar o sistema. O capitalismo também produz muita riqueza e dá às pessoas empregos, oportunidades e crescimento económico mas precisa de ser regulado e isso é um acto politico.

Agora que passaram 30 anos sobre o período de desregulação Reagan/Thatcher sabemos que fomos demasiado longe, deixamos os mercados à solta e a comunidade politica democrática precisa de exercer o seu poder politico para promover mais redistribuição e controlo dos excessos do capitalismo não para o destruir mas para o preservar.

Na China de certo modo acontece a mesma coisa . Está a ficar uma das sociedades mais desiguais do mundo porque o Partido Comunista autorizou a emergência desta forma de capitalismo sem freio e aí não é o povo que se levanta e tenta controlar o capitalismo através de um processo democrático e sim o próprio Partido Comunista que tenta representar o povo.

Há 300 anos a Europa era muito desigual e a democracia  emergiu dolorosamente e ao cabo de muita luta politica . Não aconteceu tudo de uma vez. É preciso tempo.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.