Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A Belle Époque em filmes remasterizados 4K

Ao longo do tempo a televisão e o cinema têm apresentado vários filmes dos primórdios do cinema. A Saída dos Operários da Fábrica Lumière 1895 será porventura o primeiro filme da história do cinema, o qual foi produzido e distribuído em 1895 pelos irmãos Lumière. Nos anos mais recentes o Youtube constitui uma ferramenta para pesquisa e visualização deste manancial de filmes antigos a preto e branco e de baixa resolução, sem som, com efeito de velocidade das imagens acima do normal devida ao reduzido número de frames por segundo e com a deterioração das imagens provocada pelo tempo.

Mais recentemente têm sido exploradas novas tecnologias computacionais de melhoria da qualidade de vídeo, pela diminuição da velocidade do vídeo para uma taxa natural de 60 frames por segundo, remasterização de alta qualidade até 4K e melhoria da nitidez do vídeo (ex.: [60 fps] The Flying Train, Germany, 1902), adição de som ambiente de contexto (ex.: Around the world in 1896!) e colorização das imagens com uma tecnologia designada de Neural Networks Footage (ex.: Moscow, Tverskaya Street in 1896). Estes processos são efetuados com algoritmos publicados no Github pela comunidade mundial de Machine Learning que contribui ao tornar esses algoritmos de domínio público.

Estas novas tecnologias começaram por ser utilizadas de forma isolada, mas nos últimos meses têm surgido vídeos que combinam todas estas tecnologias em contribuições em particular de “Nineteenth century videos. Back to life.” e Denis Shiryaev (canais do Youtube).

Estes vídeos remasterizados da Belle Époque são absolutamente extraordinários, enquanto os filmes antigos nos transmitem sensações de algo distante no tempo e no espaço, os novos vídeos remasterizados transmitem uma sensação de enorme proximidade e de quase viagem no tempo! Pois os vídeos têm a qualidade dos atuais que transmitem quase que a realidade, mas as pessoas e a forma de vestirem, os edifícios, os veículos e as paisagens são os da Belle Époque... A seguir os três vídeos que considero mais deslumbrantes!…

[4K, 60 fps, color] Kids in Lumiere films. 1896 - Nineteenth century videos. Back to life. - YouTube 
Nota: Toda a qualidade da imagem pode ser desfrutada com a definição máxima de imagem HD em controlos do leitor de vídeo e a opção Ecrâ Inteiro

[4K, 60 fps, color] A Trip Through Paris, France in late 1890s - Colorize - YouTube 

[4k, 60 fps] A Trip Through New York City in 1911 - Denis Shiryaev - YouTube 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.