Não há razões para haver uma guerra do petróleo
Nem ao meio chegamos. Há petróleo suficiente para o consumo de séculos. Os poços de petróleo esgotados voltaram a encher. O que nos devia preocupar, verdadeiramente, é o meio ambiente. Uma grande parte do consumo vem do transporte automóvel. Sendo assim, os governos podem lançar medidas de condicionamento do tráfego automóvel, principalmente nos grandes centros urbanos.
As últimas investigações no campo petrolífero de Romashkino, um dos maiores da parte europeia da Rússia, mostram que se preencheram de novo com petróleo. E existe somente uma fonte para isso, a uma grande profundidade. Não é possível explicar este fato com a chamada "migração horizontal". Também não existe uma fonte orgânica para isso. Não há como duvidar, vem petróleo novo no campo petrolífero de Romashkino e ele provém das profundezas.
(Nota: o campo petrolífero de Romashkino na República de Tatarstan começou a funcionar em 1948 e já deveria ter-se extinguido há muito tempo, mas ele continua ainda extraindo petróleo.)
Nós não podemos ainda dizer de qual profundidade ele vem, todavia ainda não, mas sem dúvida alguma, trata-se de um novo petróleo profundo.