Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

De Fev a Dez/ 2013 foram criados 120 000 postos de trabalho

Há alguns argumentos que podem ser utilizados para rebater esta afirmação. Mas o argumento que foi utilizado pela CGTP é o mais estúpido de todos. A criação liquida foi só de 22 000 postos de trabalho (estendendo o período em análise para Jan em que ainda se perderam 98 000 postos de trabalho).

Sabemos todos que nestas discussões políticas há sempre formas de fazer passar uma mensagem que seja menos agradável. Mas nós, os que pagamos tudo isto, devíamos saber distinguir o "trigo do joio".

A partir de Fev/2013 a economia começou a crescer, puxada pelas exportações e pelo consumo interno. Isto só é possível porque há uma "capacidade produtiva instalada potencial" que rapidamente respondeu às necessidades. E, paralelamente, há actividades ( como os sapatos) que começaram a colher os frutos da viragem iniciada há alguns anos. Com melhor tecnologia e inovação o país recuperou mercados externos. As duas coisas juntas explicam os 120 000 postos de trabalho recuperados em tão pouco tempo.

Até Jan/2013 com a economia a decrescer as empresas aproveitaram para se ajustarem, abrindo falência ou reduzindo pessoal. No seu lugar outras estão a nascer com mais e melhor equipamento e novos produtos, para aproveitar o crescimento da procura interna, da Europa e dos países mais desenvolvidos.

Portugal oferece oportunidades de negócios que dificilmente se repetirão. Um regresso sem complicações aos mercados e a estabilidade do euro  atrairão forte  investimento, porque os activos portugueses estão muito desvalorizados. Como diz o optimista do "Expresso" é possível que 2014 seja bastante melhor que o esperado.