Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O empregador não pode determinar critérios de seleção ?

Esta prova vem de 2007. Todos andaram a fazer de conta que não existia. Existe e é para ser cumprida.

O recrutamento de professores, designadamente daqueles que terminam o seu curso e procuram um primeiro emprego, tem como único critério de seleção, a classificação final de curso, a qual é atribuída pelas instituições do ensino superior.

Deste modo, o acesso ao emprego é determinado pelas próprias instituições do ensino superior, através das classificações atribuídas. O facto de o empregador não poder determinar critérios de seleção torna este sistema desajustado e incompreensível.

Se até há cerca de uma década, o sistema ia abarcando todos os diplomados em ensino, com todos os mecanismos criados para tal, nos últimos anos isso já não acontece. Assim sendo, a classificação atribuída ganha uma importância crucial, que só o rigor e profissionalismo das instituições do ensino superior têm controlado.

O acesso ao mercado de trabalho, na generalidade dos cursos, é um instrumento de regulação das formações ministradas. Porém, isso não acontece no caso dos cursos de professores, porque, como vimos, as próprias instituições podem, pela nota atribuída, controlar esse acesso.