Todos somos Ucranianos
Vieram para Portugal e para o ocidente trabalhar. Fugiram do passado e da ditadura. Todos conhecemos cidadãos ucranianos e os seus filhos loiros que brincam com as nossas crianças. Bem sabemos que, para sua desgraça a Ucrânia, geograficamente, está no inferno. A Rússia tem a energia com que aquece o inverno frio. A Europa tem a democracia e a liberdade.
O que se vê neste vídeo já vimos noutros lugares e noutras circunstâncias. É o povo que derruba estes símbolos.Cerca de 200 000 Ucranianos estão concentrados em Kieve e a oposição ao governo espera reunir um milhão de pessoas, para reclamar a demissão do presidente Ianukovitch, depois de este ter rejeitado um acordo comercial com a União Europeia, optando por uma maior aproximação à Rússia.
Empunhando bandeiras da Ucrânia e da União Europeia, os opositores ao atual Governo enchem a Praça da Independência, onde foram instaladas várias tendas. "Estamos aqui por um futuro europeu da Ucrânia para os nossos filhos e netos. Queremos que a justiça reine em todo o mundo e que o poder pare de roubar", disse um dos manifestantes, Viktor Melnitchuk, 52 anos, citado pela agência France Presse.