Há boas escolas públicas. É preciso fechar as más
Estas são para apoiar. Apoiar todas as escolas boas sejam públicas ou privadas. Gastar dinheiro em más escolas é um desperdício e um prejuízo que seguirá o aluno toda a vida.
Com o 37.º lugar no ranking nacional, é a terceira melhor escola pública do país. E se admite que o facto de ficar ali bem perto da confortável Avenida da Boavista lhe traz alunos de um certo nível socioeconómico e cultural (por via da instrução dos pais), também ressalva os 20% de alunos subsidiados no agrupamento. Há bairros sociais e ilhas por ali.
"Tentamos criar as condições para que esta seja uma escola simpática, mas disciplinada", explica, recordando as vezes em que vai às salas de aula dar os parabéns por boas notas, ao mesmo tempo que se diz "completamente intransigente" com questões de agressividade, para as quais dispõe de um gabinete de disciplina.
Depois, há os professores. Dizem: "amor à camisola" e disponibilidade. Paula Guimarães, secretária do Conselho Pedagógico, tem um cargo original, próprio desta escola, fruto da autonomia: "Liberta o diretor da organização e do pensar pedagógico, permitindo que o pensar a escola seja partilhado".