Guterres - Rio ; Marcelo - Costa - duplas imbatíveis ?
Esta sondagem só mudará com o factor "programa cautelar". Se o governo conseguir sair com alguma desenvoltura desta situação, em 2015, as eleições legislativas podem ter outro actor. Passos Coelho. Mas mesmo com tudo a correr bem não sei se sobra tempo para o actual primeiro ministro. Os outros possíveis candidatos estão demasiado longe. Contrariamente, ao que se quer fazer passar, o povo não tem memória curta e Durão Barroso e Sócrates, para só falar nos mais próximos, não estão esquecidos.
Quem vai concorrer às eleições presidenciais ( 2016) é quem estiver melhor colocado para as ganhar e os partidos, mesmo a contragosto, não fugirão ao guião. O mesmo se diga em relação às legislativas que sendo anteriores àquelas marcarão o terreno dos candidatos. O partido que perder as legislativas tem muitas hipóteses de lançar um candidato ganhador para as presidenciais.
É, pois, natural que o próximo Primeiro Ministro seja António Costa e, por conseguinte, o próximo Presidente da República seja Marcelo Rebelo de Sousa. Mas se for Rui Rio primeiro ministro, então Guterres será Presidente da República. Não creio que, depois desta experiência tão dolorosa os eleitores, entreguem o poder todo a um só partido.
Em qualquer dos casos o país fica bem melhor servido que nos últimos anos com ex-jotas sem experiência e que arrastaram o país para o abismo!