Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Há um risco real de regressão na Europa

Em recente livro de Maria João Rodrigues, ex-ministra e actual assessora na União Europeia, escreve sobre a União Europeia e o Euro. A crise da zona euro exige soluções de maior porte que as já adoptadas que de facto só impediram o risco de saída  da zona euro. Mas que não travam o problema da divergência entre taxas de crescimento ou de desemprego entre os estados membros.

A actual formação de governo na Alemanha, com a grande coligação, mostra que a srª Merkell não tinha condições para tomar essas medidas com o governo anterior. Criar um fundo de proteção de choques, um fundo europeu de desemprego, complementar aos nacionais. É uma proposta que vai ser discutida na próxima reunião em Dezembro.

Há quem queira destruir tudo e há quem queira não mudar nada. Mas há uma terceira via. Que queira aumentar a competitividade sem ser à base da redução salarial, mas da qualidade; que reduza o endividamento privado, mas não de forma a secar o crédito; que crie uma administração mais eficaz, mas sem desprestigiar e enfraquecer uma função pública de qualidade; que reforme o estado social sem pôr em causa a rede de proteção das pessoas; que reforme o mercado de trabalho valorizando o acréscimo de competência; e que no mercado da energia reduza os custos mas também faça a reconversão para padrões mais evoluidos e renováveis. ( A Europa Ainda é Possível - Aventuras políticas no Século XXl " - Expresso)