MÁRIO SOARES TEM TODA A RAZÃO. ALEMANHA INVADE-NOS
‘Merkel vem aí’ é o título do ponto três do artigo de opinião do antigo chefe de Estado, Mário Soares, publicado no DN de 6 de Novembro de 2012, e no qual alerta que a chanceler alemã “não será bem recebida em Portugal” no dia da sua visita, porque o “Povo português (…) a responsabiliza pela troika, que odeia”, sobretudo por agir “como se Portugal fosse um protetorado seu”.
Especialmente após a sua reeleição com ampla maioria no dia de ontem, 22 de Setembro, o que lhe permite governar sem coligação.
Neste sentido, Soares defende que “quem tenha uma réstia de patriotismo não pode esquecer que Ângela Merkel, (…), só tem feito mal à União Europeia – e à Zona Euro – em particular, no que julga, ilegitimamente poder mandar”.
Recordando a última intervenção de Merkel, no passado fim-de-semana, quando falou em mais programas de austeridade nos próximos cinco anos para impulsionar a economia, Mário Soares sublinha que a chanceler alemã “só pensa nas eleições que quer ganhar – a qualquer preço – no próximo ano”. E que ganhou com maioria absoluta.
Aliás, acrescento eu, quando a Alemanha solicitou licença para invadir os países da Europa, África e da América Latina? É preciso lembrar a Grande Guerra de 1914-1918, Alemanha, reino com o Kaiser Guilherme, perdeu. Entre 1939 e 1945, matou milhares de judeus e nacionais dos países invadidos. Houve o Julgamento de Nuremberga, nada ficou esclarecido. Os assassínios SS fugiram a países por nazis, disfarçados de outra atividade, nomes falsos: Paraguai, Argentina, deram-lhe asilo. No Chile, a Colónia Dignidade da que já se tinha suspeita, revela-se nos tempos do Grande-Ditador do Chile.
Merkel é alemã, intruje para todos os sítios em que não é chamada. Sem convite nenhum, como Hitler, entrou na Direção da União Europeia. Não tenho pena de Durão Barroso, mas nem deve poder governar-bom, como o seu Partido PSD-porque a Merkel é o quarto membro da Troica…Manda como entende.
Somos portugueses. A Merkel não pode invadir Portugal! Mas o PM, de certeza vai render preitesia, após tanta visita à Chanceler Alemã, que é o seu outro FMI…
Raúl Iturra
6 de Novembro de 2012. Revisto a 24 de Setembro de 2013.