Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

É o Estado que nos empobrece

É assim que se defende o estado social ? Nos últimos dez anos a evolução foi a seguinte : Crescimento do PIB  1,9% ; Aumento de impostos 2,7% ; aumento das prestações do estado social 5,7% .

Para além destes números estarrecedores o estado tem sentadas à manjedoura do orçamento cerca de 4 000 entidades; 356 instituições; 639 fundações; 485 associações sem fins lucrativos; 1 182 empresas estatais; 343 empresas municipais.

A dívida das empresas estatais (incluindo as escondidas na pérola do Atlântico) ronda 38 000 milhões de euros. A tudo isto há que juntar as 118 PPPs existentes e as magnificas Swaps que ainda não se sabe quantas são.

90% das PPPs em toda a Europa foram feitas no Reino Unido ( que inventou o conceito e não foi além de meia dúzia) Portugal, Espanha e Grécia. Isto é, os países que estão falidos. Em autoestradas temos 216 Kms por milhão de habitantes e no resto da Europa esse rácio é de 131 Kms por milhão de habitantes.

75% das PPPs foram negociadas depois de 2000 e 40% depois de 2005. Já quando tudo ruía à nossa volta. As swaps tóxicas ( não as que, sendo legítimas, correram mal) foram negociadas a partir de 2009 até 2011.

E para terminar a velocidade elevada, o projecto do TGV previa (não sei se alguma chegou a ser negociada) seis (6) Parcerias -Públicas-Privadas.

Ah, e para aqueles que andam muito nervosos com a convergência das pensões é melhor prepararem-se porque, pura e simplesmente, não há dinheiro para as pagar. A não ser que se tomem medidas "inconstitucionais"!