Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

A União socialista dos países da Europa do sul

A estratégia, basicamente, é a seguinte. Portugal e os restantes países do sul foram levados( pela orelha? ) a contraírem uma dívida monumental. Que como toda a gente honesta têm que pagar. Os países do norte da europa logo meteram cá dentro a Troika com  o intuito de protegerem os credores. E o país para pagar tem que poupar e preparar-se para produzir mais e consumir menos. É assim  que empobrecem os devedores e enriquecem os credores.

A alternativa é socializar a dívida,se possível com todos os países devedores em uníssono, a saírem do Euro. A voltarem à sua moeda para desvalorizar,voltar a ter politica monetária própria e, claro, a empobrecer. Mas seria bom para os devedores,para as exportações ,para os que produzem para o mercado interno.

O resto adivinha-se. Os países pobres do sul, juntavam-se numa "União socialista" de costas voltadas para os países capitalistas europeus e de mãos dadas com os países socialistas se é que há algum. E a utopia socialista voltava a ser uma visão. O mesmo de sempre. Não mudam e interessa-lhes pouco que voltássemos ao isolamento de uma Cuba na Europa.