Mentes? Minto!
Os swaps, tal como tive a oportunidade de mostrar são de dois tipos. Uma operação legítima e conhecida de cobertura de risco financeiro e uma operação de pura manigância financeira. No caso, como é bem explicado no vídeo, trata-se de arranjar dinheiro com juros elevadíssimos. Uma manobra de casino. Nada de confusões.
A secretária de estado não tinha conhecimento do assunto mas o ex-ministro das finanças também não. Teixeira dos Santos pediu ao seu ex-secretário de estado para listar as swaps pois não tinha a informação junto dele. Isto é, as swaps foram desde sempre um assunto que queimava.
O PEC lV é outra mentira de se lhe tirar o chapéu. Diz Teixeira dos Santos que logo após aprovação do documento, pediria a demissão do governo. Isto é ,não acreditava que o documento resolvesse o quer que fosse. E saindo o ministro das finanças, naquele quadro, o que aconteceria ao PEClV e a seguir ao governo?
Tal como Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou, a entrevista de Teixeira dos Santos teve a virtude de mostrar a que ponto de ruptura tinha chegado o governo. Confirmado, aliás, pela votação na Assembleia da República e depois nas eleições.
Agora afiam-se os dentes para as PPP. Estão na PGR. Há muito que contar, muito que explicar. Sócrates disse hoje que as PPP são uma forma de swaps. Acredito. Tóxicas. O curioso nisto tudo é que o estado ficou sempre a perder. Deve ser coincidência.