Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Acima da utopia comunista e em desalinho com as limitações da social democracia

Após a erosão do pensamento socialista que resultou da completa desqualificação do modelo comunista, o pensamento neoliberal fez o seu caminho. Desde Tatcher e Reagan. Hoje sabemos aonde tudo isto conduziu. Sociedades marcadas pelas desigualdades sociais, um continente em recessão e um desemprego assustador.

Hoje, o grande desafio é saber se quem construiu a ordem social e política - democratas cristãos, sociais democratas e socialistas democráticos - que mais tempo de paz e de qualidade de vida assegurou a milhões de pessoas de dezenas de gerações, é capaz de articular os sectores mais dinâmicos da sociedade com os grupos sociais recentemente mais prejudicados. Pede-se um funcionamento mais justo e eficiente do mercado, a promoção de uma intervenção inteligente do estado e incorporação de novos temas e causas emergentes na sociedade.

O cenário é a Europa ainda e sempre. Será possível a união da esquerda agora perante a tremenda desilusão neoliberal?

  Quem leu as intervenções que PCP e BE efectuaram ontem no encontro promovido par Mário Soares, sabe que à esquerda continuamos tão longe como sempre. Um eventual reposicionamento desses partidos, numa lógica de responsabilidade governativa,  poderia ser uma janela  de oportunidade.

Mais uma vez resta ao país que o CDS venha , eleitoralmente,  promover eventuais modificações estruturais na vida política nacional.

PS : com Francisco Assis - Público )

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.