Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Ordem dos Economistas - Temas de economia e Gestão

Já se encontram disponíveis no site da Ordem os artigos que destacamos, na semana de 29 de Abril a 3 de Maio, da imprensa nacional e internacional aberta ao público em geral.

Enquadrando os desafios económicos que se colocam no mundo actual, o artigo de Nouriel Roubini, publicado no Jornal de Negócios, e intitulado "Um apontamento rápido sobre a economia mundial", refere, em traços ligeiros mas impressivos, os desafios que se colocam na actualidade às economias, e que vão, dos problemas fundamentais da União monetária, e, em termos mais gerais, aos problemas europeus em matéria de crescimento, aos problemas que se antevêem quanto ao modelo económico chinês. Coloca-se a questão, Será que neste ambiente mundial tão frágil, os EUA se converteram num farol de esperança?

As interrogações sobre o futuro do novo governo italiano foram objecto da análise de vários articulistas. Assim, Fiona Ehlers, escreve no Spiegel Online um artigo intitulado "Grandes testes pela frente, Itália tenta recomeço com governo frágil" do qual destacamos a sua afirmação de que o novo governo é composto por partidos ferozmente opostos, muito semelhante à situação política na Grécia.

Artigo que enquadra um conjunto de outros correlacionados e que estão acessíveis a partir do site da Ordem. Destes, o destaque irá para o artigo publicado pelo Presseurop "Enrico Letta - Um novo actor, mas não um novo desempenho", ou ainda o artigo publicado no Openeurop "PM italiano lança ressalva de abertura contra a austeridade, mas de onde virá o dinheiro?"

As questões da austeridade versus crescimento mantêm-se na actualidade. Matthew Dalton escreve no blog Real time Brussels do WSJ um artigo intitulado "Repensando a austeridade do Euro", no qual afirma que um novo paper de um economista da Comissão Europeia sugere que os aumentos de impostos são melhores que os cortes na despesa no curto prazo. Mas no longo prazo, os cortes na despesa deverão ser maiores que os aumentos de impostos.

Mas "combinar austeridade e crescimento", título de artigo publicado no espanhol Cinco Dias, é tema relevante na semana finda, e na qual abundam ainda artigos sobre as questões centrais do emprego, que, com maior ou menor intensidade, se fazem sentir principalmente nos países da zona euro que vivem programas sérios de austeridade.

Uma outra vertente dos problemas económicos que o mundo desenvolvido apresenta é ilustrada pelo artigo seleccionado do Wall Street Journal, de autoria de Katty Chu, intitulado "Fábricas chinesas sobrevivem mudando-se".

Nele, a autora dá-nos conta dos processos de deslocalização de fábricas chinesas para países mais baratos do sudeste asiático. Conjugando este com o tema que foi notícia na semana finda sobre o grave acidente ocorrido no Bangladesh, e que Hasnain Kazim, Nils Klawitter e Wieland Wagner analisam no artigo publicado no Spiegel Online, intitulado "Dilema moral da Europa, O alto preço humano de T-Shirts baratas", parece não ter fim à vista a crise económica com que se defrontam os países desenvolvidos.

Estes e vários outros temas e artigos podem ser consultados no site da Ordem em www.ordemeconomistas.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.