Só a concorrência induz transparência. A DECO / APDC
Sabia que a DECO é uma empresa privada que visa o lucro? Pois eu também não, julgava que era uma associação de consumidores e que tinha como objectivo proteger os consumidores. E como é que estas coisas se sabem? Com a concorrência. Face a um leilão em que a DECO reuniu 587 mil consumidores de electricidade para obter melhores preços, a APDC veio dar-nos uma visão diferente dos interesses em jogo.
“O facto de ter apenas existido um concorrente vem demonstrar que ainda não existe um verdadeiro mercado liberalizado no nosso país e que, portanto, o dito leilão foi extemporâneo”, afirma Mário Frota, presidente da APDC. A iniciativa, que teve a adesão de 587 mil pessoas, “não teve regras claras” e transformou-se “num negócio de tal complexidade, sustentado num pacto de confidencialidade, que liquidou a possibilidade de as empresas concorrerem entre si”.
Não há mal nenhum em uma empresa ter lucros desde que esteja no mercado em concorrência e com transparência. Como se vê por este exemplo não há uma sem outra.