Defender com unhas e dentes a Companhia das Lezírias
A Companhia das Lezírias é a maior empresa agro-pecuária de Portugal, com 20 000 ha, localizada ao lado de Lisboa do outro lado da Ponte Vasco da Gama e da Ponte de Vila Franca de Xira , em que para além de extensas áreas agrícolas e florestais possui ainda várias barragens. Recentemente a Companhia das Lezírias decidiu desenvolver e alargar as suas actividades turísticas.
Se algum dia a Companhia for parar a mãos privadas é certo que vai ser transformada em campos de golfe e em hotéis. Trata-se de uma localização privilegiada, perto do maior mercado consumidor, perto do aeroporto e de portos marítimos. É uma terra abençoada por condições dificilmente reunidas . Ali produz-se tudo, com terra rica, muita água e sol.
Para além da sua riqueza na agricultura, tem sido o tampão a norte de Lisboa para o betão. Aqui está uma boa razão para estarmos atentos à ambição do dinheiro . Gestores que por ali passaram e que amam a agricultura, conseguiram até agora proteger aquela terra, que tem centenas de pessoas a trabalhar, muitas delas com contratos de exploração a 20/ 30 anos. Forma inteligente de impedir a alienação . Concentrem-se, pois,as energias nas actividades e nas situações em que o papel do estado é insubstítuivel e deixe-se mudar o que tem que mudar..
