Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Grupos organizados de malfeitores no Estado

A Polícia Judiciária em colaboração com o Ministério da Saúde encontrou esquemas organizados dentro da Administração Pública que roubavam o estado . É, assim, em todos os sistemas fechados, que não têm concorrência e não são avaliados . Este sucesso da polícia só foi possível porque agora é corrente comparar os desempenhos de vários modelos de gestão. Desde os públicos no SNS até às parcerias público privadas passando pelos privados.

Comparando, é possível detectar desvios que são analisados e que têm uma explicação. Uma das explicações é o roubo puro e simples, para lá da má gestão e incompetência e irresponsabilidade.

Estes grupos organizados, que estavam implantados a nível nacional, andaram em roda livre décadas. Sempre mais dinheiro, sempre prejuízos, nenhuma responsabilidade. Lembro que há 2/3 anos um gestor privado foi para a administração de um grande hospital público de Lisboa tendo descoberto que nesse hospital eram roubados milhões todos os anos em medicamentos. Quando começou a implementar o controlo de stocks ele e a família tiveram que ser protegidos pela polícia, porque recebiam ameaças telefónicas de dentro do próprio hospital.

É, assim, em todas as organização sem concorrência e sem escrutínio, sejam públicas ou privadas. E, na administração pública, estes grupos organizados não existem só no SNS, é preciso, como diz o outro, continuar a "escavar". Também já foram encontrados na Segurança Social. Sem vários modelos de gestão que potenciem a avaliação e o mérito o Estado é pasto de todo o tipo de prejuízos . E, é por isto, que os sindicatos e os partidos estatistas não querem que públicos e privados prestem os mesmos serviços. Não querem comparações.

Chamam-lhes serviço público.