A AutoEuropa e o porto de Sines um tandem formidável !
Com o Canal do Panamá a funcionar em pleno após as obras de alargamento que vão permitir a passagem dos grandes navios de transporte de mercadorias, o porto de Sines e a sua situação estratégica tornam-se ainda mais importantes. São essas vantagens que a AutoEuropa quer explorar.
...sublinha que uma das principais vantagens desta estratégia seria aproveitar a expansão do canal do Panamá, que deverá estar concluída em 2014. Dessa forma serão captados os barcos de grande dimensão que transportam automóveis de fábricas da Volkswagen no continente americano.
Caso essas embarcações chegassem à Europa através de Sines, Portugal e a Autoeuropa poderiam ser responsáveis pelo que se designa de desconsolidação dessa carga – retirada de mercadorias de contentores, para depois enviá-las para outros destinos na Europa. O mesmo poderia acontecer com componentes vindos da China, por exemplo.
A linha de mercadorias que vai ligar Sines a Madrid também poderia servir de ligação à Europa, mas neste caso o transporte não depende apenas do caminho-de-ferro. «É também preciso operadores com material circulante adequado para fazer o transporte de automóveis», diz o responsável, que ainda não tem datas concretas para que o projecto avance.
