Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Austeridade excessiva em Portugal e na Grécia ?

Mas não na Irlandaque está a ter um comportamento exemplar com a economia a crescer muito bem. A razão prende-se com a brutal austeridade imposta aos Gregos que viram a sua economia decrescer 20%. Portugal apesar de não estar na mesma situação da Grécia passa por calafrios evitáveis. Será assim? Uma consolidação orçamental mais suave ajudou a Irlanda a conseguir retomar o crescimento necessário para assegurar a sustentabilidade da dívida e retomar a emissão de títulos" no mercado, afirma o IIF, num estudo publicado nesta quinta-feira.

Ao invés, "o ajustamento orçamental muito mais duro exigido à Grécia tem tido um impacto sobre o PIB muito mais negativo", afirma a instituição que representa 400 grandes bancos internacionais e negociou em seu nome, há um ano, uma reestruturação da dívida pública grega detida por privados.

"Três anos depois do início da crise [da dívida europeia] e com contracções preocupantes da economia em Itália, Espanha e Portugal, as diferentes experiências da Irlanda e da Grécia oferecem lições úteis", alerta o estudo.

Parece haver já resultados para se fazerem comparações!