Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Se eu fosse Venezuelano também seria "chavista"

Na Europa a direita acusa Chavez de ser um Presidente que pisou o risco da Democracia a esquerda, louva-o, porque tirou milhões de venezuelanos da pobreza. Têm ambos razão, mas pecam pela mesma medida. Olham-no como europeus. Não se pode comparar o incomparável. Portugal que é o país mais pobre e mais desigual da UE é, muitas vezes, mais equilibrado socialmente do que a Venezuela. E com uma qualidade de vida muito superior.

Na Venezuela e na generalidade dos países sul- americanos há muitos milhões de pobres a par com fortunas impensáveis. E não há classe média, começou a nascer há vinte anos, se tanto. Foi, por exemplo, o que aconteceu com Fernando Henrique Cardoso e Lula no Brasil.

Chavez era muito mal visto pelas classes médias e ricas nos países sul- americanos como, aliás, Lula.

Mas o que convém perceber é que, pese todos os problemas e injustiças sociais de que a UE padece, nada se compara à extrema pobreza que ainda hoje se encontra naquela parte do globo.

Não há austeridade nem erros políticos que nos remetam para sociedades tão pobres e tão desiguais. Apesar das imensas riquesas, como o petróleo, os minerais, a madeira, a fruta, a carne...

Falta a educação, a investigação, a inovação...o que demora muitas décadas a alcançar. O que é bom já lá estava!