Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Euro atinge máximos - potencial da zona euro é enorme

Uma série de boas notícias na zona euro. resulta de uma conjugação de factores positivos no cerne da União Europeia, e negativos na maior economia do mundo, a americana.

Em primeiro lugar, e em relação à Zona Euro, o índice de confiança dos consumidores melhorou no mês passado. Em segundo lugar, o Eurostat revelou que a taxa de inflação na Zona Euro desceu de 2,2% em Dezembro, para 2% em Janeiro, de acordo com os dados provisórios publicados esta sexta-feira. Também para o mesmo período, as taxas de desemprego mantiveram-se inalteradas na Zona Euro (11,7%), segundo divulgou hoje o Eurostat.

Com a estabilidade a regressar à zona o Euro tende a valorizar-se face ao dólar e ao cabaz de moedas dos países com quem tem relações comerciais. Mau para as exportações. Vamos ter uma guerra cambial ? Tendo resolvido o seu problema mais urgente, a Zona Euro precisa de lidar com um novo dilema: o de uma moeda valorizada”, escreve o gestor, frisando que, só nos últimos seis meses, o euro valorizou 11% contra o dólar norte-americano e 8% contra o cabaz de moedas dos países com quem faz o essencial das trocas comerciais.

Mas isto dá-nos ideia do potencial da UE quando a estabilidade regressar de vez. Pois se com problemas vê a sua moeda fortelecer?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.