Os Ingleses querem UE " à la carte "
Os Ingleses querem comer a carne e deixar os ossos para os outros. Querem beneficiar com a sua presença na UE mas não ter que subordinar-se às regras. Aderiram a um jogo de futebol mas querem jogar rugby.
O primeiro Ministro britânico ameaça com referendo sobre a permanência na UE mas o seu segundo no governo vem imediatamente dizer que é do interesse nacional o país seguir uma maior integração europeia. "Anos e anos de incerteza resultantes de renegociações intermináveis e mal enquadradas do nosso lugar na Europa são contrários ao interesse nacional porque isso afecta o crescimento e o emprego. A principal prioridade dos britânicos é o emprego, o crescimento e uma economia forte", disse o número dois do executivo britânico, logo após o discurso do primeiro-ministro.
Esta manhã, o primeiro-ministro britânico David Cameron prometeu que, se for reeleito, irá organizar até 2017 um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, num discurso no qual apelou à renegociação do seu país com Bruxelas "no quadro do mercado único".