Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

Salvar a PT se e só se vier a ser desmantelada

O governo não tem que meter o bedelho na PT . Há mais duas empresas no sector que asseguram o serviço aos cidadãos. E há empresas que se apresentam como interessadas na compra. Haja quem queira vender e quem queira comprar. Bem diferente é se a intenção é desmantelar a empresa e vendê-la aos bocados. Aí, nessa situação, o governo pode e deve intervir. O simples enunciado desta hipótese afastará quem queira fazer negócios rápidos e não esteja interessado em se manter no mercado.

Se os actuais concorrentes quiserem comprar a PT há condicionalismos de mercado e de concorrência que impedirão o negócio . Esta hipótese levaria mais tarde ou mais cedo a problemas de posição dominante no mercado e à progressiva redução da actividade da empresa dominada.

Resta atrair interessados que olhem para a PT como uma empresa viável, que passou a fase "vaca leiteira" onde muitos se saciaram até ao tutano. Há muita dívida e compromissos que têm que ser respeitados. Mesmo assim, trata-se de uma empresa largamente implantada no mercado, com experiência tecnológica relevante e com recursos humanos competentes.

Basta pois, deixar funcionar o mercado e afastar o estado. Se a empresa estiver em perigo e só nessa situação, é que o estado poderá facilitar uma solução entre privados. Mas que não se caia na tentação de voltar a fazer o mesmo caminho que levou a PT à presente situação.