Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O pesadelo orwelliano está tornar-se uma realidade na China

Não obrigado. Milhões de câmaras vigiam o comportamento dos cidadãos na China. O Big Brother está a tornar-se uma realidade . Um pesadelo. Espera-se que os mesmos de sempre daqui para a frente venham vender-nos uma narrativa conveniente. Distinguir os bons dos maus cidadãos.

Estive na China há uns anos e o que vi não deixa dúvidas a ninguém. Impera o medo . Nos hotéis, nas fábricas, nos museus era evidente a sombria presença dos esbirros do sistema.

Foi na altura em que um escritor chinês ganhou o prémio Nobel da Paz . De cá diziam-me para eu relatar o que via e ouvia acerca do que se passava com o cidadão que estava numa prisão. Mas a verdade era que as notícias chegavam do Ocidente porque na China era proibido pronunciar o nome do laureado . Tentei falar sobre o assunto mas era olhado com medo e imediatamente afastado. 

Actualmente, a China possui 176 milhões de câmaras de vigilância administradas pelo Estado em todo o país, mas o Estado não está satisfeito. É preciso mais, para que nada fuja do controlo estatal. Nos próximos três anos está prevista a instalação de mais 450 milhões de câmaras para que possam fornecer informações em tempo real.

É isto que os comunistas nos querem impor. Em vez de uma sociedade aberta e com direitos uma sociedade fechada, controlada pelo Estado que por sua vez seja controlada pelo partido.

Na China o Partido Comunista tem 80 milhões de militantes que controlam um país com mil e trezentos milhões de pessoas.

Argumento de quem me acompanhava: A China possui 7% da terra arável e 21% da população mundial. A prioridade é matar a fome, matar a fome, matar a fome.

Não é a prioridade do Ocidente é bom que os simpatizantes de tal sistema o admitam por muito que lhes custe.

1 comentário

Comentar post