Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O crescimento da economia é quanto for preciso

Quando a proposta do orçamento foi apresentada logo se percebeu que o exercício estava feito ao contrário. Vamos ver quanto é a despesa e a seguir vimos quanto é que precisamos de receitas. E se assim se chegou aos 2,4% que todos negaram. A seguir passou-se a 2,1% e agora vamos nos 1,9%, ainda assim acima das previsões das instituições financeiras nacionais e internacionais ( 1,7%).

É como se fosse o governo a determinar o aumento da economia e não as empresas. Uma varinha de condão e a economia sobe quando e como for preciso. Afinal basta aumentar o consumo coisa que ainda ninguém tinha visto. Basta aumentar os salários e as pensões e a seguir vai-se aumentando sempre .Crescer aumentando a procura.

Acontece que Bruxelas acha que a economia e nas condições actuais deve crescer pela oferta, com mais investimento e mais exportações. E maior produtividade.

Entretanto aumenta-se o rendimento das pessoas por um lado e tira-se pelo outro aumentando impostos. Como paralelamente se vai reduzindo o aumento da economia vai ser curioso saber quanto é que afinal se aumenta a procura, o dinheiro disponível. Isto é, qual é o aumento do rendimento.

Estamos perto de fazer a pergunta sacramental. Afinal qual era a pressa?