Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BandaLarga

as autoestradas da informação

BandaLarga

as autoestradas da informação

O "Alfa Pendular" viaja a 225 kms/hora . Para quê o TGV ?

Frequentemente viajo no "comboio Alfa Pendular" entre Lisboa e Aveiro ou o Porto a velocidades acima dos 200 Kms/hora . Basta melhorar a linha ( alargando curvas mais apertadas e parar menos vezes ) para que o comboio possa atingir aquelas velocidades durante mais tempo ( a média horária depende também do tempo que o comboio viaja àquelas velocidades ).

Sabe-se agora que os contratos para a construção da linha asseguravam ao Grupo Lena a adjudicação e, caso não hovesse adjudicação, grossas indemnizações.

Aparentemente as vantagens do TGV eram escassas, mas o comboio de alta velocidade era visto como uma forma de estimular a economia nacional com um grande investimento público. Numa altura em que o país marcava passo, com um crescimento anémico, o TGV era uma fuga para a frente. E a alta velocidade.

Pior do que isso, era também, como podemos verificar pela notícia que publicamos nas págs. 8-9 deste jornal, um negócio que tudo sugere que ia dar muito dinheiro a ganhar a amigos. Mesmo que a linha de alta velocidade nunca fosse para a frente...

alfapendular.jpg